Coreia do Norte lança um míssil balístico no Mar do Japão, diz agência

Lançamento do teste do míssil balístico intercontinental (ICBM) Hwasongpho-18, em um local não revelado na Coreia do Norte
Lançamento do teste do míssil balístico intercontinental (ICBM) Hwasongpho-18, em um local não revelado na Coreia do Norte — Foto: KCNA VIA KNS / AFP

A Coreia do Norte lançou um míssil balístico não especificado no Mar do Japão, segundo informou nesta quinta-feira a agência sul-coreana Yonhap, citando os militares do país, dias depois de o governo norte-coreano ter falhado na tentativa de lançar um satélite espião.

Segundo a publicação, o lançamento ocorre um dia depois de o Norte ter enviado centenas de balões transportando lixo e “matéria fecal” para o Sul. O Estado-Maior Conjunto não forneceu mais detalhes, afirmando que “uma análise está em andamento”.

O comando militar da Coreia do Sul já havia afirmado que as ações de Pyongyang “violam claramente o direito internacional e ameaçam seriamente a segurança do nosso povo”.

“Alertamos fortemente o Norte para parar imediatamente com essas ações desumanas e de classe baixa”, disse o comando militar.

Na noite de terça-feira, a província de Gyeonggi emitiu uma mensagem de alerta aos residentes, pedindo-lhes que evitassem sair de suas casas e denunciando os objetos norte-coreanos aos militares.

Desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953) com um armistício, as duas nações permanecem tecnicamente em guerra e estão separadas por uma zona desmilitarizada.

Ativistas sul-coreanos lançam frequentemente balões com folhetos de propaganda e dinheiro em território controlado por Kim Jong-un. Tais campanhas de propaganda irritaram Pyongyang, que no domingo alertou sobre medidas retaliatórias, segundo a agência oficial KCNA.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.