Condutores de ambulâncias do Samu anunciam estado de greve e reclamam de falta de EPIs e estrutura de trabalho precária

O Sindicato dos Condutores de Ambulâncias do Rio Grande do Norte anunciou que a categoria está em estado de greve, a partir desta sexta-feira (29). O Sindicato alega que não está conseguindo dialogar com a coordenação estadual do SAMU e nem com o Secretário de Saúde, Cipriano Maia sobre as condições precárias de trabalho. 

Além da falta de equipamentos de proteção individual, os condutores reclamam que estão tendo que realizar a própria lavagem e desinfecção das ambulâncias, em local inadequado, além da estrutura precária das bases do SAMU.

“Não paralisaremos a prestação do serviço nesse momento, mas não descartamos a possibilidade de deflagração de greve geral já na próxima semana, caso não tenhamos uma posição da senhora governadora Fátima Bezerra. Somos 6 mil Condutores de Ambulâncias em todo o estado e estamos expostos ao grande risco de contágio diariamente. Estamos na ‘linha de frente’ nesse estado de calamidade em virtude do coronavírus, diariamente estamos em contato com pacientes vítimas do Covid-19. Vários condutores já se contaminaram, estiveram internados e, graças a Deus, se curaram”, diz a nota do Sindicato.

O Blog do Marcos Dantas teve acesso a pauta de reivindicações da Categoria:

a) Audiência com a Governadora, já que o Secretário de Saúde se recusa a nos atender – conforme protocolo Processo nº 00610030001240/2020-57, e abandona nossa categoria, nos tratando com total indiferença.

b) Abster-se dos condutores realizar lavagem das ambulâncias, evitando risco de contaminação;

c) Abster-se dos condutores trocar cilindro de oxigênio das ambulâncias;

d) Inserir Rádio Comunicador nas Ambulâncias, conforme Portaria Ministerial nº 2048/MS;

e) Garantir estrutura mínima de conforte e dignidade aos profissionais, nas bases descentralizadas do Samu-RN;

f) Testagem dos condutores de ambulâncias do SAMU, para COVID19;

g) Que o Estado disponha de equipamento de proteção individual no combate ao COVID19 para todos os profissionais no plantão;

Confira a entrevista com Wanderson Pires

 

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.