Compra Frustrada de 300 respiradores do Consórcio Nordeste segue como destaque na CPI da ALRN

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, sob presidência do deputado Kelps Lima (SDD), realizou na tarde desta quarta-feira (18) a 31ª reunião ordinária para dar continuidade aos depoimentos relacionados à investigação dos contratos do Governo do Estado concernentes à pandemia do Coronavírus.

Na vigésima sétima tarde de depoimentos, as oitivas relacionadas foram Carlos Kerbes, sócio do irmão do ex-secretário da Casa Civil baiana, investigado no contrato do Consórcio Nordeste; Maura Sobreira, ex-secretária adjunta da Secretaria Estadual de Saúde, investigada no contrato entre a M A Engenharia Clínica e Sesap; e, Arthur Antunes investigado no mesmo contrato.

O relator, Francisco do PT, iniciou indagando Carlos Kerbes se ele, de alguma maneira, integrou o Consorcio Nordeste. No que o empresário respondeu que não. O deputado Francisco questionou o contador sobre a aquisição frustrada dos 300 respiradores junto à empresa Hempcare e se houve algum tipo de participação dele no processo de aquisição.

O deputado Ubaldo Fernandes (PL) perguntou se Kerbes é sócio do irmão do ex-secretário da Casa Civil baiana e se confirma não ter nenhum relacionamento pessoal ou profissional com os membros do Consórcio Nordeste.

O presidente da CPI questionou Carlos Kerbes se a Hempcare concretizou algum dos negócios prospectados por ele, cujo teor seria, exclusivamente, testes-Covid. O depoente explicou que houve um contrato verbal revertido no montante de R$ de 400 mil. Ele negou que respiradores tenham feito parte de suas buscas, mas admitiu que as empresas chinesas enviavam propostas com toda espécie de insumos relacionados à Covid.

Maura Silva iniciou sua fala destacando que, independente, da condição profissional, a vida pessoal dos servidores da Saúde foi intensamente afetada pela maior crise sanitária que o Sistema Único de Saúde presenciou.

O deputado Francisco do PT perguntou à ex-secretária adjunta como era sua relação com os servidores e gestão estadual durante o período em que compôs o quadro funcional da Sesap. Estiveram presentes os deputados Kelps Lima, Francisco do PT, Ubaldo Fernandes (PL) e Isolda Dantas (PT).