Comissão de Defesa e Amparo aos Direitos do Idoso da OAB/RN lança Violentômetro

A Comissão Defesa e Amparo aos Direitos do Idoso da OAB/RN, presidida por Romildo Martins, lançou nesta quinta-feira (26), o Violentômetro, campanha que informa os tipos e níveis de violências cometidas contra a pessoa idosa. A iniciativa é composta por palestras, rodas de conversas e materiais de divulgação, como marcador de livros, banners, que serão distribuídos em instituições; além de postagens nas redes sociais da Seccional Potiguar e entidades apoiadoras da causa.

De acordo com o presidente da Comissão, “a proteção ao idoso não é só um direito, mas também um dever constitucional, social e político, firmado no direito fundamental do homem, que é a dignidade humana”, disse Martins.

Nos anos de 2016 e 2017, a Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso de Natal registrou 932 Boletins de Ocorrência, e 151 Inquéritos Policiais, dos quais apontam como os crimes mais comuns: abuso financeiro/patrimonial, ameaça e lesão corporal. O levantamento revelou, também, que os principais agressores são os filhos (as), seguidos dos companheiros (as).

“Obrigar a pessoa idosa a contrair empréstimos contra a sua vontade; utilizar a renda da pessoa idosa para fins diversos do autorizado por ele; não permitir que a pessoa idosa decida sobre a destinação de sua renda e patrimônio; e, tomar posse dos bens da pessoa idosa ou deles dispor sem o seu consentimento é crime”, ressalta.