Com plenário lotado, Francisco do PT homenageia professores em Sessão Solene

A professora Maria Madalena, da cidade de Parelhas, foi a escolhida pelo deputado Francisco do PT para ser a sua homenageada na sessão solene em alusão ao 15 de outubro, data em que é celebrado o Dia Nacional do Professor e da Professora.

A sessão foi uma propositura do deputado Francisco, que também é professor. A solenidade foi realizada em parceria com o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira e todos os parlamentares puderam homenagear educadores e educadoras, como maneira de simbolizar toda a categoria.

Formada em história pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Madalena é professora aposentada, com mais de 40 anos dedicados a educação, em escolas públicas de Parelhas. Na época e que estava em sala de aula, costumava realizar campanhas de apoio para estudantes de baixa renda. Um desses estudantes foi Francisco Assis de Medeiros, hoje conhecido como deputado Francisco do PT.

“A professora Madalena teve uma importância muito grande na minha vida e me ajudou a ser quem sou hoje. Quando passei no vestibular, ela realizou uma campanha para arrecadar doações para mim, já que tive que ir morar em Caicó. Por diversas vezes tive o apoio dela naquele período. Como eu tinha que escolher apenas uma pessoa para representar a categoria, eu não poderia escolher alguém mais simbólico”, destacou o deputado Francisco.

O parlamentar também falou da importância de valorizar esses homens e mulheres, que dedicam suas vidas ao ensino. “Hoje é dia de homenagear professores e professoras. Mesmo diante das adversidades e de uma conjuntura nacional perversa que tem como alvo a destruição da educação e seus profissionais, temos motivos para comemorar: suas lutas, conquistas e ousadia em enfrentar os desafios diários de uma profissão que na prática tem sido pouco valorizada”, ressaltou Francisco do PT.

Para o parlamentar, a realidade brasileira impõe a esses profissionais um cotidiano permeado por greves, marchas, manifestações, atos e diversas outras formas de luta para obterem condições dignas do exercício da profissão e uma educação de qualidade. “Isso não os afasta do compromisso de oportunizar a produção do conhecimento, a pesquisa e a consequente contribuição para a conquista de uma sociedade desenvolvida, livre, solidária e justa”, pontuou.

O deputado Francisco do PT, professor de Geografia, que tem mais de 20 anos de sala de aula, ressaltou ainda que “professores e professoras precisam e merecem ser valorizados/as na prática, através de políticas públicas de incentivo e respeito aos seus direitos e conquistas. Parabéns aos bravos companheiros e bravas companheiras de luta que contribuem para que possamos viver num país sem tantas desigualdades. Cito aqui nosso mestre Paulo Freire – Se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda -. Um abraço a cada um e cada uma e contem sempre comigo para fortalecer a luta”.