Com alta na ocupação de leitos, Sesap transfere pacientes por transporte aéreo para Mossoró

Na tarde desta segunda-feira (22), a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) realizou a primeira transferência de pacientes por transporte aéreo para hospitais de Mossoró. O procedimento ocorreu devido à alta ocupação de leitos de UTI críticos na Região Metropolitana de Natal e envolveu dois pacientes que tiveram como destino o Hospital Rafael Fernandes e o Hospital São Luís.

A logística teve o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na locomoção dos pacientes. Um dos pacientes saiu da Unidade de Pronto Atendimento de Parnamirim utilizando oxigenação, com destino ao Hospital Rafael Fernandes, e o outro paciente foi transferido do Hospital Regional de João Câmara para o Hospital São Luís.

O Hospital Rafael Fernandes é serviço estadual e referência macro regional no tratamento de condições infecto contagiosas,  dispondo de 14 leitos para pacientes acometidos Covid-19, sendo 10 de UTI com leitos críticos. O Hospital São Luís é contratado pelo estado para atendimentos Covid, dispondo de 40 leitos de UTI.

Da Tribuna do Norte