Chuvas no RS: Porto Alegre reativa principal estação de tratamento de água da cidade, enquanto nível do Guaíba segue caindo

Estação de Tratamento de Água foi reativada em Porto Alegre, mas turbidez ainda impede reabastecimento total
Estação de Tratamento de Água foi reativada em Porto Alegre, mas turbidez ainda impede reabastecimento total — Foto: Divulgação / DMAE - Prefeitura de Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre informou, no início da tarde desta quarta-feira (15), que o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) conseguiu retomar a operação da Estação de Bombeamento de Água Bruta Moinhos de Vento, um dos principais sistemas de abastecimento da cidade, que estava fora de operação desde o último dia 4. O sistema capta água do Rio Guaíba e bombeia até a Estação de Tratamento de Água (ETA) de mesmo nome, abastecendo cerca de 150 mil pessoas.

Ainda segundo o município, a estação vai iniciar o tratamento com uma vazão reduzida, de 800 litros por segundo, por conta da turbidez da água, fazendo com que em alguns locais o abastecimento volte apenas na quinta-feira (16).

Os bairros que são abastecidos pelo Sistema Moinhos de Vento são: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São João e Três Figueiras.

Outra boa notícia diz respeito ao Rio Guaíba, que atingiu elevação recorde durante as chuvas históricas. Desde às 22h de terça-feira, o nível da água, que estava em 5,25m, vem caindo e já chega a 5,19m às 13h desta quarta-feira, de acordo com os Dados Hidrológicos da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (DRHS/SEMA-RS).

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.