Chuva orográfica em SC: Infográfico mostra o que é e como se forma o fenômeno

Tempestade no Rio
Tempestade no Rio — Foto: Fabiano Rocha

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a possibilidade de ocorrência de chuvas orográficas no estado de Santa Catarina, nesta semana. O fenômeno está relacionado às condições geográficas, como montanhas e serras.

De acordo com o Inmet, Santa Catarina deve ter chuva intensa, ou seja, precipitação acima de 30 mm e rajadas acima de 60 km/h. E haverá, inclusive, chuvas orográficas.

Este tipo de precipitação é também conhecido como chuva de relevo. Ela ocorre quando a nuvem encontra um obstáculo. Este processo intensifica essas nuvens e proporcionam precipitações. Veja no infográfico abaixo como o fenômeno se forma:

Quase todo o estado segue com previsão de muitas nuvens e períodos nublados com pancadas de chuva, trovoadas isoladas e rajadas de vento. Há possibilidade de queda de granizo. Segundo a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, um centro de baixa pressão atua na região, o que prolonga um cavado, ou seja, uma área de instabilidade.

— Por conta disso, nós colocamos um aviso de tempestade. Ele vai até quarta-feira, às 21h. Então, até lá, terá todo este padrão. Os cavados, junto aos centros de baixa pressão, mantêm a condição de tempo fechado com muita chuva e temperaturas baixas.

A temperatura mínima ficará em torno de 21ºC, e a máxima poderá chegar a 22°C, ou seja, haverá pouca alteração. A tendência é de um tempo com bastante instabilidade e com sensação de frio agravada pelos fortes ventos, com rajadas acima de 60 km/h.

A previsão do tempo é de uma semana muito chuvosa do Centro ao Sul do país, incluindo a região sudeste. As condições são de instabilidades nessas regiões.

Para São Paulo, a temperatura mínima fica em 19°C e a máxima pode chegar a 27°C. A condição de tempo é de muitas nuvens e nebulosidade variando ao longo do dia. Durante a tarde e à noite, a previsão é de pancadas de chuva com trovoadas. O aviso de tempestade vai até esta terça-feira, às 10h.

Condições de chuva para praticamente todo o estado, mas com tendência maior a partir da parte da tarde. O Rio de Janeiro segue similar a São Paulo, mas com temperatura mínima de 22°C e máxima que chega até os 34° C. O dia quente vai proporcionar pancadas de chuva à tarde e à noite. A perspectiva é de nebulosidade variando e vento forte com rajadas de vento à noite. O alerta de tempestade segue até o final da manhã, também até 10h.

Os alertas ‘Perigo Potencial’ aparecem também para chuvas em Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. A precipitação pode atingir 50mm/dia. Chuvas intensas devem atingir praticamente todo o estado do Amapá, com ventos intensos de até 60 km/h. Cenário semelhante se repete no litoral do Ceará e Piauí, além de em todo o Rio Grande do Norte.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.