Chuva de meteoros Leônidas ocorre neste sábado (18); saiba como assistir

Essa chuva de meteoros ocorre anualmente em novembro -  (crédito: Divulgação/Observatório Heller & Jung)
Essa chuva de meteoros ocorre anualmente em novembro - (crédito: Divulgação/Observatório Heller & Jung)

O céu brasileiro vai ter uma nova chuva de meteoros, na madrugada deste sábado (18/11). As chuvas Leônidas já foram avistadas, mesmo com o tempo mais nublado, nos últimos cinco dias.

De acordo com o professor e astrônomo Carlos Jung, do Observatório Heller & Jung, o fenômeno acontece devido a fragmentos do cometa 55P/Tempel-Tuttle, de cerca de 3,6km de diâmetro que orbita o Sol e demora 33 anos para completar uma volta na estrela.

Essa chuva de meteoros ocorre anualmente em novembro porque a Terra, ao se mover ao redor do Sol, passa, nessa altura do ano, pela trilha de restos do cometa 55P/Tempel-Tuttle.

“A última vez que passou e deixou mais fragmentos foi em 1998”, explica o professor. O feito deve se repetir em 2031.

Na última passagem da chuva Leônidas em 2022, o Observatório Heller & Jung flagrou o momento em que os meteoros foram avistados no céu e “o meteoro proporcionou uma linda imagem dando a impressão que passou atrás da Lua. Ele teve uma passagem rápida de 1,41 segundos”, disse o professor na data. 

Relembre a chuva do ano passado:

Como assistir a chuva de meteoros?

Para assistir o fenômeno, o segredo é estar em um local pouco iluminado, ou seja, sem tantos postes de iluminação e outras formas de luz. Um campo afastado da cidade ou um bairro sem tantos postes seria o ideal.

Para observar a chuva, é preciso se posicionar na direção no leste do horizonte, onde nasce o Sol. Caso o local indicado confunda o senso de direção do espectador, um aplicativo de celular pode solucionar o problema, como o Star Walk. Disponível para iOs e Android, o app mostra as constelações e demais estrelas no céu. Basta selecionar e procurar a constelação de Leão e seguir as orientações. 

Fonte: Correio Braziliense

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.