A chuva que cai sobre a cidade na tarde deste sábado (2) atrasou o treino classificatório do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, deixou o Autódromo de Interlagos alagado em vários pontos e provocou a queda de internet no local. A direção de prova vem promovendo adiamentos seguidos no início da classificação. No momento, a estimativa é que inicie às 16h30.
A previsão do tempo já indicava que choveria na cidade, mas a tempestade que se estende há mais de meia hora pegou muita gente de surpresa, e fez as pessoas nas arquibancadas buscarem abrigo ou capas de chuva. Já na fanzone, que é a grande novidade desta edição, o público enfrenta ainda mais dificuldade porque praticamente não há áreas cobertas no kartódromo, onde a estrutura foi montada. Nos trechos onde há grama, o local virou um lamaçal, segundo relatos de fãs.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), está no autódromo acompanhando o evento deste sábado. Além do treino classificatório, há a previsão de uma volta de exibição em homenagem pelos 30 anos sem Ayrton Senna, às 17h. O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, guiará a McLaren MP4/5B usada por Senna na temporada do bicampeonato, em 1990. Com o atraso no treino, ainda não se sabe que horas e se ocorrerá a exibição.
Quando começou a chover, o prefeito foi avisado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE-SP) de que a cidade inteira está em estado de atenção, e que a região da M’Boi Mirim, na Zona Sul, é uma das mais preocupantes por riscos de alagamento. Não há riscos de vendavais, entretanto.
Mais cedo, ocorreu a corrida sprint em Interlagos, na qual a McLaren foi a grande vencedora. O britânico Lando Norris conquistou a vitória e assegurou oito pontos extras para sua pontuação, o deixando mais perto na briga pelo título contra Max Verstappen, da Red Bull, atual líder da temporada.
Fonte: O Globo