Chico Jararaca e Dono Dadi estreiam no cinema de Caicó, com sessão gratuita no próximo dia 12

O Cineland, sala de cinema de Caicó-RN, do Ciola Shopping, traz duas estreias com entrada gratuita no próximo dia 12, às 19 horas: “Dona Dadi, a Calungueira do Sertão” e o documentário “Chico Jararaca”, gravado sobre a circulação do espetáculo nas comunidades rurais de Caicó.

Com música, poesia, depoimentos, e cenas com bonecos, a trajetória de “Dona Dadi, a calungueira do sertão” é contada em homenagem ao seu legado na cultura popular. Dona Dadi era de Carnaúba dos Dantas e foi a primeira mulher a brincar com João Redondo no Rio Grande do Norte.

O documentário “Chico Jararaca nas comunidades rurais de Caicó” traz as apresentações da peça, realizadas pela Trapiá Cia Teatral, na zona rural de Caicó. Chico Jararaca chamava-se Francisco Nicácio Sobrinho e nasceu aqui no Seridó. Ele foi cangaceiro do bando de Antônio Silvino, que antecedeu o bando de Lampião, e perambulou pela caatinga nordestina no início do século passado, fugindo de volantes e sobrevivendo de assaltos. Sua vida foi marcada por aperreios, crenças, fantasias, saudades, perdas, boas correrias e uma preocupação diária com o uso consciente da água. Chico Jararaca se orgulhava em dizer que nunca matou ninguém.

A sessão gratuita de cinema é uma realização da Associação Cultural Trapiá, Trapiá Filmes, Arte e Vida Produção e Muzarte Produções Artísticas, com apoio Cineland.

Caicó Criativa