Censo 2022: Com mais mulheres, município do RN tem 3.099 habitantes, diz IBGE

O município de Passagem, no Agreste do Rio Grande do Norte, tem uma população 3.099 pessoas. Mais da metade desse total é feminino: são 1.571 mulheres. As 495 pessoas idosas representam 16% dos moradores. Esses são os resultados do Teste de Passagem para Censo 2022, divulgados nessa quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para encerrar essa primeira etapa do Censo 2022, o IBGE entregou os resultados ao poder público local numa cerimônia, na Câmara Municipal de Passagem. “Essa parceria foi muito boa. Os dados serão de grande importância para que possamos desenvolver o município”, afirmou Dickson Júnior, prefeito de Passagem.

O Teste foi uma das primeiras etapas do Censo Demográfico 2022 em campo. Entre novembro e dezembro de 2021, o IBGE verificou principalmente sistemas, equipamentos, abordagem à população e protocolo de prevenção à covid-19. Mas as áreas de treinamento, logística e comunicação também foram mobilizadas.

Durante cerca de 40 dias, dez recenseadores realizaram 1.039 entrevistas em domicílios do município do Agreste Potiguar. “Hoje conseguimos entregar uma devolutiva de todo o trabalho desenvolvido no período de coleta aqui no município de Passagem. Por isso, a avaliação é extremamente positiva”, avaliou Damião Ernane de Souza, chefe da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte.

Realizados em apenas um município, bairro ou distrito de cada estado e do Distrito Federal, os testes têm seus dados considerados estatísticas experimentais. Eles não têm valor oficial para efeito de recebimento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por exemplo. Todas as localidades recenseadas no teste receberão o Censo 2022 a partir de agosto deste ano, assim como o resto do Brasil. “Acredito que em 1º de agosto o pessoal do IBGE vai estar preparado para este Censo em todo o país”, finalizou o chefe do Executivo municipal.

Teste de Passagem registrou menor diferença em comparação a estimativas 

A diferença entre a população observada no Teste de Passagem e nas estimativas é a menor entre os municípios pesquisados durante os testes do IBGE pelo Brasil: 0,5%. Em 2021, as estimativas da população apontavam 3.114 pessoas residentes no município potiguar pesquisado. Em números absolutos, a diferença é de 15 pessoas.

Nas estimativas, o número da população é obtido, de forma indireta, com base em um modelo estatístico. Para o chefe do IBGE no RN, a precisão dos resultados, mesmo com o uso de métodos diferentes, atesta a qualidade do trabalho do instituto. “Isso mostra claramente que o IBGE domina ferramentas e metodologias capazes de retratar, de fato, o Brasil”, concluiu Souza.

Próximas etapas 

Finalizada a etapa dos testes, o IBGE agora se prepara para receber e treinar os agentes censitários municipais, agentes censitários supervisores e recenseadores. A prova do processo seletivo será no próximo dia 10 de abril. Só no RN são mais de 3 mil vagas.

Os resultados do Censo podem orientar gestores de políticas públicas, guiar a tomada de decisão em negócios e servir de instrumento para o exercício da cidadania por qualquer brasileiro(a). Além disso, o Censo é fundamental para calibrar as amostras das demais pesquisas domiciliares do IBGE – que se mantêm ativas durante o período de Censo –, fornecer insumos a institutos de pesquisa independentes e a acadêmicos.

Dados populacionais 

3.099 habitantes
1.571 mulheres
1.528 homens
495 pessoas idosas

Dados operacionais

5 sistemas testados
10 recenseadores
40 servidores no total
1039 entrevistas realizadas

 

Conteúdo Ismael Medeiros