Cáritas Diocesana de Caicó assessorou encontro da Rede de Juventudes do Seridó

A Rede de Juventude do Seridó oficialmente se constitui no ano de 2014, após uma experiência vivenciada pelos jovens na Escola Diocesana de Fé e Política Dra. Zilda Arns. Após esse momento, a rede vem se fortalecendo e as juventudes ocupando espaços de debate, de decisão e de participação política. A Rede não tem identidade religiosa, por isso mesmo, acolhe todas as expressões religiosas em que as juventudes se identifiquem, como também acolhe as juventudes que não têm identificação religiosa.

A Cáritas Diocesana de Caicó esteve nos dias 16 e 17 prestando assessoria à Rede de Juventudes do Seridó. O Encontro de Avaliação e Planejamento contou com 20 participantes, dos quais estavam representações de cidades e de grupos.

O objetivo desse momento de construção foi de identificar as atividades desenvolvidas em todo o ano de 2018, refletindo acerca dos efeitos e impactos de cada ação, isto é, o que a atividade proporcionou no sentido de mudança de vida dos jovens do Seridó, e outrossim refletindo sobre as dificuldades de cada ação. Depois disso, se pôde pensar na construção de propostas e perspectivas para o ano vigente, como visitas às prefeituras para se buscar parcerias, agendamento de visita para articulação de outros grupos, encontros formativos, cursos de formação com apoio do IFRN e/ou outras instituições universitárias. 

Foto: Heitor Filipe
O foco da rede é a promoção de políticas públicas para as juventudes, a luta por seus direitos. Daí a necessidade do Encontro de Planejamento. Dentre as ações que estão previstas, destacamos a II Semana das Juventudes do Seridó, programada para o mês de agosto, com data e local a ser definida. As juventudes organizadas conseguem emancipar-se politicamente dos grupos que tentam controlar e cortar as suas forças. Assim, uma juventude que ousa se organizar, consegue agregar, lutar e somar! 

Então, Juventudes, uni-vos! 
Por: Klédson Tiago Alves de Souza – Articulador da Cáritas Diocesana de Caicó

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.