Campanha solidária do Governo do RN distribuiu 108 toneladas de alimentos

Além da doação de alimentos recolhidos nos supermercados associados à Assurn, o Governo do RN está aplicando na Campanha R$ 1,87 milhão para aquisição de 35 mil cestas básicas. Nos primeiros 14 dias da campanha solidária RN Chega Junto no Combate à Fome, o Governo do RN distribuiu 108 toneladas de alimentos a 10.305 famílias vulneráveis ou sem renda em virtude da pandemia do coronavírus. A campanha governamental tem parceria da Associação dos Supermercados do RN (Assurn), que em 2020 já tinha coletado 100 toneladas de alimentos em doações da sociedade, e foi renovado no último dia 15 de abril.

Para Íris Oliveira, titular da Sethas, órgão do Governo que promove ações de assistência alimentar aos potiguares, a parceria com a sociedade civil é importante para dar efetividade, volume e agilidade ao programa. “A pandemia aumentou a necessidade das famílias e ampliou o número dos vulneráveis porque cresceu também o desemprego, por isso o Governo está aplicando recursos para suprir alimentos aos que precisam”, explica a secretária.

Nesses primeiros dias do programa, 85 entidades receberam os donativos comprados diretamente pelo Governo. Nessa etapa a distribuição ocorreu em 15 municípios, com maior concentração na cidade de Natal, que teve 54 instituições atendidas. Dauchem Viana, da Defesa Civil do Governo, adianta que “nas próximas semanas as equipes concentrarão as entregas no interior do Estado, e vamos chegar a todas regiões”.