Caicó apresenta três projetos na MOSTRA RN AQUI TEM SUS e tem um dos seus trabalhos selecionados para a Mostra Nacional em Brasília

Nesta quarta-feira (20), o Município de Caicó através da secretaria municipal de Saúde apresentou na Mostra RN aqui tem SUS três trabalhos exitosos na consolidação do SUS que foram ou estão sendo desenvolvidos no Município. De Caicó participaram do evento, a secretária municipal de Saúde, Leiliane Albuquerque, a apoiadora técnica da secretaria de Saúde, Redianne Medeiros, a enfermeira Juliana Sampaio (apresentou o trabalho Calçada Amiga) e o diretor do Hospital do Seridó, Gedson Santos.

O Trabalho Reorganização da Assistência Farmacêutica no Município de Caicó, a partir de avaliação de 8 avaliadores externos foi 1 dos 17 trabalhos selecionados a nível de Estado para ser apresentado na Mostra Nacional em Brasília, no mês de julho.

Esse trabalho iniciou-se em 2017, na gestão do prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), a partir da preocupação da gestão em buscar soluções efetivas para um dos problemas da assistência farmacêutica que era o desabastecimento de medicamentos nas farmácias dos postos de saúde.

A partir da formação de um grupo permanente de Assistência Farmacêutica, formado pela gestão e farmacêuticos, surgiu a proposta das farmácias distritais, tendo sido implantadas 4 das 6 farmácias planejadas até então, implantação do Hórus em todas elas, inserção do profissional farmacêutico, elaboração de Portaria Municipal que trata da prescrição e dispensação medicamentosa nos estabelecimentos de assistência a saúde municipais, elaboração de cronograma para revisão da REMUME,.

Segundo a apoiadora técnica da secretaria municipal de Saúde, Redianne Medeiros, neste momento, a equipe está trabalhando na busca de estratégias para o combate ao uso abusivo de psicotrópicos na atenção primária a saúde, e planejamento da reestruturação dos pontos de distribuição de medicamentos nos polos de atendimento nas zonas rurais e a implantação das outras duas farmácias distritais, na Nova Caicó e no Centro.

“Este é um trabalho com resultados a curto, médio e longo prazo e os técnicos envolvidos apostam como resultado um grande legado para o nosso Município quanto à qualificação da assistência farmacêutica prestada a população. Estamos em meio a um processo, enfrentando desafios, implementando estratégias que buscam soluções efetivas e duradouras para problemas crônicos e persistentes que tínhamos em nosso Município. Seguiremos em frente na busca da consolidação deste trabalho”, destacou Redianne.

“Mostra RN, aqui tem SUS! Oportunidade ímpar de divulgar o trabalho que exercemos no Hospital do Seridó, em especial através do Projeto Por Dentro da Maternidade, uma parceria entre Hospital, Residência Materno HS e Secretaria Municipal de Saúde”, afirmou Gedson Santos – diretor do Hospital do Seridó.