Caern opera, em fase de testes, abastecimento para Jardim do Seridó pela barragem Passagem das Traíras

A Caern opera essa semana, em fase de testes, a captação de água na barragem Passagem das Traíras para abastecer a cidade de Jardim do Seridó.

A previsão é que a água acumulada seja suficiente para atender a cidade pelos próximos seis meses. Os testes feitos mostram boa chegada de água e o sistema estará operando em definitivo até o próximo final de semana.

Os mananciais do Seridó potiguar, que a Caern opera para captar água, não tiveram boa recarga com o inverno de 2022 que foi bastante irregular na região. A medida é necessária tanto para aproveitar a água disponível, como para diminuir a retirada do Boqueirão de Parelhas, que anteriormente estava sendo usado para atender Jardim do Seridó. 

Atualmente, a barragem Passagem das Traíras passa por obra de recuperação e o serviço não impede a captação. Foi feita uma barreira de contenção que permite a continuidade da obra sem nenhum prejuízo para que a Caern capte a água acumulada no manancial. 

USO RACIONAL

Com o fim do inverno, o semiárido entra na fase de altas temperaturas e o consumo de água aumenta. É importante que a população esteja consciente, que apesar de boas chuvas para algumas regiões, muitos mananciais que atendem os municípios não tiveram recarga. 

A região Seridó é um exemplo. Pequenos açudes tiveram bons acúmulos, mas os grandes, utilizados para abastecer as cidades estão com volumes baixos. Por esse motivo é importante o uso racional da água e a utilização de medidas que reduzam desperdício no dia a dia.