Brasília recebe o Seminário Nacional pela Alfabetização

Ministro da Educação, Camilo Santana, estará presente no primeiro dia de seminário
Ministro da Educação, Camilo Santana, estará presente no primeiro dia de seminário — Foto: Divulgação / Luis Fortes / MEC

Brasília sedia, nos dias 19 e 20 de setembro de 2023, o Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, um dos maiores eventos sobre o processo para alfabetizar crianças do país. Estarão presentes autoridades em educação e representantes de organizações civis, estados e municípios. Com o apoio do Consed (Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação), da ABC (Associação Bem Comum), do Instituto Natura, da Fundação Lemann, o evento pretende mostrar como as parcerias com estados e municípios produzem resultados eficientes na alfabetização de crianças.

Serão realizados debates e trocas de conhecimentos entre especialistas, líderes educacionais e profissionais engajados na área da educação. O coordenador estadual do Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo (Paes), Saulo Andreon, destaca a importância de promover discussões como as que estarão presentes neste Seminário. Segundo ele, este é o ambiente ideal para lançar “luz sobre experiências de colaboração educacional, envolvendo Estados e municípios”.

– Recentes dados divulgados pelo MEC apontam que 64,2% das crianças de 8 anos não estão plenamente alfabetizadas. Reverter esses indicadores exige um compromisso de todos os atores públicos e privados na articulação de ações que afetem de forma intencional e significativa as salas de aulas para que se consolidem de fato como espaços de promoção da aprendizagem com proficiência – ressalta.

No primeiro dia do Seminário, estarão presentes os ministros da Educação (MEC), Camilo Santana, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. No segundo dia, será a vez da secretária executiva do MEC, Izolda Cela de Arruda Coelho, e da secretária de Educação Básica (SEB), Kátia Schweickard.

Os encontros e debates do seminário acontecerão presencialmente, mas o público que tiver interesse em acompanhar as discussões poderá assistir virtualmente, através de uma inscrição prévia, realizada no site www.seminarioalfabetizacao.abc.br.

Em debate, a construção de uma agenda nacional para a alfabetização, a importância da mobilização social em prol desse compromisso coletivo e o papel crucial tanto do Poder Executivo, como do público envolvido no evento, na concretização desse objetivo. A discussão passa ainda pela formação de professores e pelo desenvolvimento de materiais didáticos e currículo, por exemplo.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.