Brasileiros que estavam em Gaza chegam ao Egito

Um grupo de 32 brasileiros que aguardava abertura da fronteira para deixar a Faixa de Gaza já está no Egito, informou o Itamaraty na manhã deste domingo (12.nov.2023). Na chegada, eles foram recebidos por uma equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da repatriação.
A princípio, 34 brasileiros haviam pedido ajuda do governo brasileiro para sair de Gaza. Segundo o Itamaraty, porém, duas pessoas desistiram da repatriação e decidiram permanecer na região em guerra.
O grupo deve ficar no Egito por algumas horas para descansar e se alimentar. Na 2ª feira (13.nov), seguirão viagem para o Brasil. O avião presidencial está no Aeroporto do Cairo à espera para concluir a repatriação.
No Brasil, os repatriados ficarão em um alojamento da FAB (Força Aérea Brasileira), em Brasília, por duas noites. Como nem todos têm casa no país e alguns são palestinos, o governo deve oferecer apoio e documentação.
A retirada do grupo de Gaza foi realizada depois de uma série de tentativas frustradas. Na 4ª feira (10.nov) a passagem dos brasileiros foi autorizada, mas eles não puderam cruzar a fronteira em Rafah, no Egito, porque o posto permaneceu fechado.
O grupo de repatriados compartilhou fotos no caminho para o Egito. Veja a galeria:
Leia mais:
Fonte: Poder360