Brasil já tem 1ª vacina para prevenção das infecções pelo VSR

As doenças provocadas pelo VSR são mais frequentes em crianças, mas a letalidade nos idosos é até 20 vezes maior -  (crédito: Freepik)
As doenças provocadas pelo VSR são mais frequentes em crianças, mas a letalidade nos idosos é até 20 vezes maior - (crédito: Freepik)

Já está disponível no Brasil a primeira vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para pessoas com 60 anos ou mais. O Arexvy, da biofarmacêutica GSK, é o primeiro imunizante aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esta faixa etária.

A nova vacina tem eficácia de até 82,6% na prevenção das doenças causadas pelo VSR, como infecções pulmonares e das vias aéreas inferiores. Na prevenção de casos mais graves e em pacientes com outras doenças crônicas, o porcentual chega a 94%. O produto atua estimulando o sistema imunológico a combater a infecção.

As doenças provocadas pelo VSR são mais frequentes em crianças, mas a letalidade nos idosos é até 20 vezes maior.

“Arexvy foi projetada e produzida propositalmente para estimular a resposta imunológica contra o VSR em pessoas com 60 anos ou mais. Essa vacina foi a primeira aprovada no mundo e já é disponibilizada em diversos locais como EUA, Japão e Europa”, afirma Rodrigo Favoni, Head de Vacinas e HIV da GSK Brasil.

Fonte: Correio Braziliense

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.