Brasil investiga se passageiro que veio da África do Sul tem a variante ômicron do coronavírus

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil informou que no sábado, dia 27, um passageiro que passou pela África do Sul e desembarcou no aeroporto de Guarulhos (SP) testou positivo para coronavírus. Conforme a Anvisa, as autoridades de saúde brasileiras ficarão responsáveis pelo “mapeamento genômico para identificação da variante” para saber se ele estava contaminado com a variante ômicron ou não. Essa nova variante deixou em alerta as autoridades do mundo inteiro por possuir mais de 30 mutações e apresentar alterações associadas a uma maior capacidade de contágio e de contornar as defesas humanas. É o primeiro caso investigado nesse sentido no Brasil.

De acordo com uma nota divulgada neste domingo pela Anvisa, o passageiro chegou ao país apresentando um exame PCR negativo para covid-19. Contudo, depois de seu desembarque, ele fez um novo teste no laboratório do aeroporto, que deu positivo. A agência foi notificada do caso às 21h12 e, à 1h07 deste domingo (28/11), notificou as autoridades da cidade de Guarulhos e do Estado de São Paulo. “Após a identificação e testagem com resultado positivo para covid-19, o paciente foi colocado em isolamento e já cumpre quarentena residencial. Os órgãos de saúde estadual e municipal passam a fazer o monitoramento do caso. O Ministério da Saúde acompanha o caso”, diz um trecho da nota da agência governamental.

De acordo com o órgão, a rede do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, ligada ao Ministério da Saúde, realizará os procedimentos de contato com os passageiros e tripulantes para que sejam monitoradas suas condições de saúde e, caso necessário, o direcionamento aos serviços de atenção, assim como a adoção das medidas de prevenção e controle da doença.

Do El País