Bombeiros concluem curso de Combate a Incêndio Urbano na Paraíba

Sempre buscando melhorias e aperfeiçoamento para atender de maneira mais efetiva a população potiguar, oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) passaram por um intenso treinamento de combate a incêndio urbano nos últimos dias. Na tarde desta sexta-feira (08), 27 bombeiros do RN (24) e Paraíba (03) concluíram a capacitação após solenidade de encerramento que ocorreu na unidade do Corpo de Bombeiros de Campina Grande, no estado da Paraíba.

O Curso Básico de Combate a Incêndio Urbano (CBCIU), qualificação que busca estabelecer protocolos padronizados e práticas planejadas de combate a incêndio em edificações verticais, teve início na segunda-feira (27) e durante duas semanas integrou disciplinas teóricas e práticas, com instruções de militares do Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE). O curso começou no Quartel do Comando Geral do CBMRN, em Natal, e nos últimos dois dias as aulas foram ministradas no 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros da Paraíba, na cidade de Campina Grande, com simulações de combate a incêndio em ambientes confinados, no simulador do tipo container.

Representando o comandante-geral do CBMRN, coronel Luiz Monteiro, o subcomandante-geral, coronel Josenildo Acioli, comentou acerca da importância do CBCIU e agradeceu a todos pela capacitação. “Em nome do nosso comandante-geral quero agradecer os bombeiros instrutores cearenses que ministraram o primeiro curso de combate a incêndio urbano. Pode ter certeza de que o conteúdo adquirido nesses últimos dias pelos alunos será importantíssimo e útil para salvar e preservar vidas. Esse é só mais um curso de muitos que virão, por isso, o nosso Comando Geral não para de promover treinamentos técnicos somando a aquisições de novos equipamentos. Quem ganha com tudo isso é a população potiguar”, contou.

A capacitação, de 100 horas/aula, é ministrada por uma equipe de profissionais experientes em debelar incêndios urbanos e aborda assuntos que trabalham a dinâmica do incêndio como: combate defensivo, equipamentos de proteção de combate a incêndio, técnicas auxiliares no combate a incêndio, busca e salvamento em incêndios, estratégia e tática no combate a incêndio, simulados com exercícios de fogo real e em edificações verticais, dentre outros assuntos que qualificam o bombeiro no emprego de técnicas de combate a incêndio ofensivo.

“Após o curso, os bombeiros militares aprenderão a se comportar de maneira mais técnica e eficiente no combate à fumaça e às chamas. Capacitação essa que está se tornando uma grande referência no Nordeste”, disse o tenente Dávio Barbosa, do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Na solenidade de encerramento, além do subcomandante-geral do CBMRN, dos instrutores e dos alunos, participaram também o coronel Jean Benício, comandante do 2° Comando Regional do Corpo de Bombeiros da Paraíba e demais oficiais e praças do CBMRN e CBMPB.