Boeing 787 faz pouso inédito em pista de gelo, na Antártida; vídeo

Boeing 787 faz pouso inédito em pista de gelo, na Antártida

Uma aeronave Boeing 787 Dreamliner fez uma aterrissagem inédita na última quarta-feira. O avião pousou, pela primeira vez na história, em uma pista na Antártida. Ele transportava uma equipe de 45 pessoas, entre elas investigadores e funcionários do Instituto Polar Norueguês, e 12 toneladas de equipamento investigativo.

A viagem começou no Aeroporto Gardermoen, em Oslo, na Noruega, em 13 de novembro. O voo seguiu, então, para o Aeroporto da Cidade do Cabo, na África do Sul. Após passar em média 48 horas na cidade sul-africana, partiu para a Estação de Pesquisa Troll, na Antártica, onde fez o pouso histórico.

O voo foi coordenado pela Norse Atlantic Airways, e terminou na pista de gelo com aproximadamente 3 mil metros de comprimento e 60 metros de largura. Além de ter sido o primeiro pouso de um 787 na Antártida, a aeronave bateu a marca de maior avião aterrissado no Aeródromo de Troll.

Em comunicado citado pela rede BBC, a Norse Atlantic Airways, responsável pelo voo, disse considerar o momento “histórico”.

“Um momento histórico para a Norse. O primeiro B787 Dreamliner de sempre a pousar na Antártida! Sentimo-nos incrivelmente honrados por fazer parte deste pedaço de história, que assinala um marco muito especial para a Norse”, afirmou a companhia.

Diretora do Instituto Polar Norueguês (NPI), Camilla Brekke acredita que o voo projeta a capacidade de novas operações.

— Demonstra a nossa capacidade de realizar operações de voo mais eficazes para a Antártida, transportando uma tripulação científica e logística maior, mais carga, com uma pegada ambiental menor — diz Camilla.

Segundo o site FlightRadar, o boeing ficou na Antártida até a manhã do dia 16 de novembro, quando retornou, em um voo iniciado às 5h08, para a Cidade do Cabo.

Fonte: O Globo