Biblioteca Municipal de Caicó inicia comemorações do centenário

Nesta sexta-feira, 14 de setembro, a Biblioteca Municipal Olegário Vale completou 99 anos de fundação em Caicó. A data marca a abertura dos eventos alusivos do centenário, que prosseguem até setembro de 2019. A biblioteca presta uma homenagem ao intelectual Olegário Gonçalves de Medeiros Vale, cuja atuação marcou a política, o jornalismo e a advocacia. Ele dirigiu a primeira biblioteca do município, fundada pela Sociedade Literária Santa Cecília.

“Em 1971, a sede atual foi restaurada e reinaugurada pelo prefeito à época, Francisco de Assis Medeiros. Temos um acervo de quase 15 mil livros e salas temáticas, recebendo um público mensal de centenas de leitores”, disse a coordenadora Ana Maia. O prédio ainda passou por duas reformas, em 1992 e 2007.

Na abertura do centenário foi promovido o evento com música ao vivo, recitação de poesia e o lançamento do livro “Caicó e sua História no tempo”, de autoria do professor Adauto Guerra. “É o Caicó mais esquecido onde muitos não sabem onde era a Rua do Pinto, dos Defuntos ou Berra Bode. Esse livro era fruto da ansiedade da população, pois as pessoas me pediam para fazer a biografia daqueles que deram nomes aos logradouros”, disse Adauto.