Barroso se reúne com bancada negra e diz que política de drogas deve ir atrás de financiadores, não ‘prender menino pobre’

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, reuniu-se nesta segunda-feira com membros da bancada negra da Câmara dos Deputados. Durante o encontro, Barroso defendeu uma mudança na atual política de drogas, para evitar o “hiperencarceramento de jovens negros”.
A bancada negra foi criada neste mês, para fortalecer o debate sobre a igualdade racial no Brasil. A reunião desta segunda ocorreu na data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra.
Durante sua fala, Barroso citou que é preciso discutir a atual política de drogas e argumentou que “prender menino pobre de periferia” não resolve nada.
— Temos que discutir à luz do dia uma política de drogas que produz hiperencarceramento de jovens negros, primários, de bons antecedentes, com poucos resultados — afirmou, acrescentando: — O que nós temos que fazer é neutralizar o poder do tráfico sobre comunidades. Se tem uma política pública que não avança nada é prender menino pobre de periferia.
Para o presidente do STF, é preciso focar nos “grandes carregamentos” e no policiamento de fronteira.
— Uma política de drogas eficiente tem que ir atrás dos grandes carregamentos, do dinheiro, e do policiamento de fronteira, e não prender menino pobre.
O STF tem discutido a possível descriminalização do porte de drogas para uso pessoal. Seis ministros já defenderam a necessidade de estabelecer uma quantidade mínima de droga que diferencia um usuário de maconha e um traficante, mas há divergências entre os ministros sobre quem fará a definição e qual será essa quantidade. Apesar disso, ainda não há maioria para descriminalizar o porte de drogas.
Fonte: O Globo