Banco Mundial realiza nova missão no Rio Grande do Norte

O projeto Governo Cidadão e o Governo do Estado recebem ao longo desta semana mais uma missão do Banco Mundial, que visa acompanhar o andamento das 444 obras em execução ao redor do Estado com recursos do acordo de empréstimo. A visita da equipe do Banco dessa vez tem como objetivo principal discutir a reestruturação do acordo de empréstimo, com vistas ao prolongamento do prazo de execução dos projetos por mais 18 meses.

O secretário da Sethas e coordenador do projeto, Vagner Araújo, abriu a missão nesta segunda-feira (17) destacando a importância de acelerar a execução dos projetos em desenvolvimento, bem como os resultados parciais já alcançados em vários municípios do Rio Grande do Norte. “Já temos provas de que este projeto tem mudado vidas e alterado indicadores sociais e econômicos em todo o Estado. Precisamos garantir a continuidade disso”, reforçou.

A consultora sênior em Desenvolvimento Rural e gerente do projeto junto ao Banco, Fátima Amazonas, ressaltou a necessidade de ampliar ainda mais o desembolso de recursos na execução dos projetos, com vistas a alcançar resultados cada vez mais expressivos. “Sabemos que o projeto é multisetorial e tem capacidade para transformar a realidade dessas pessoas. Quanto mais repassemos os recursos e fomentemos a execução dos projetos, mais impactos teremos na vida dos norte-rio-grandenses”, emendou.

A gerente executiva do projeto, Ana Guedes, detalhou os níveis de execução das ações e apresentou resultados alcançados na geração de emprego e renda e arrecadação de impostos onde as obras estão em curso. “As obras têm aquecido o mercado da construção civil e gerado 10.644 empregos diretos e indiretos nos municípios onde estão em execução. É uma mudança de paradigma em meio a uma crise econômica vivida no Brasil inteiro”, destacou.

O projeto Governo Cidadão dispõe hoje de R$ 829 milhões do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, que estão sendo aplicados em 444 obras nos dez territórios do Rio Grande do Norte.

A agenda da missão do Banco Mundial se prolonga até sexta-feira (21) e inclui visitas de campo a projetos e obras em execução, além de reuniões para debater o andamento das ações e a prorrogação do prazo de execução para mais 18 meses. Participaram da abertura os secretários Vagner Araújo, Guilherme Saldanha (Agricultura), Sheila Freitas (Segurança), Marcos Antônio Medeiros (Administração), gerentes das unidades executoras e técnicos do projeto.

Foto: João Vital