Um Airbus A320, que partiu do aeroporto de Guarulhos com destino a São José do Rio Preto (SP), quase pousou no aeroporto errado nesta 3ª feira (14.nov.2023). O avião, que operava o voo 4640 da Latam, já estava em processo de aterrissagem no aeroporto de Catanduva quando a torre de controle alertou sobre o equívoco e o piloto conseguiu arremeter.
Ao Poder360, Wilson Cintrão, Diretor de Segurança de Voo do Aeroclube de Catanduva, explicou que a pista tem margem para o pouso do Airbus A320, no entanto, a aterrissagem depende também do peso total, com carga, combustível e passageiros. “Como não tenho essa informação, não sei dizer se a aeronave poderia pousar em segurança”, disse.
Em áudio divulgado pelo portal Metrópoles, um funcionário da torre de controle informa ao piloto que ele está com “visual com Catanduva”.
Eis a transcrição da conversa entre a torre de comando e o comandante:
– LA4640, rádio de Rio Preto?
– Prossiga LA4640.
– Por gentileza, a academia solicitou novamente a [inaudível].
– Agora não é possível, está ingressando em [inaudível] de tráfego.
– Segundo o controle da academia, o senhor está no tráfego de serra delta charlie delta.
– [inaudível].
– Eu creio que o senhor está visual com Catanduva, comandante.
– Eu [inaudível].
– LA4640, confirmando a informação, o senhor está visual com Catanduva.
– Chame controle da academia, por gentileza.
Em nota, a Latam disse que o avião pousou em “total segurança” e todos os passageiros desembarcaram no destino correto.
Leia a íntegra
“A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA4640 (São Paulo/Guarulhos-São José do Rio Preto) de hoje (14/11) pousou em total segurança no aeroporto de São José do Rio Preto às 09h31. Todos os passageiros foram desembarcados normalmente. A aeronave iniciou descida na altura de Catanduva até o destino final. A LATAM reforça que todas as suas ações visam garantir uma operação segura”.
Fonte: Poder360