Ataque ucraniano com mísseis deixa dois mortos e 22 feridos na Crimeia

Reservistas do Exército russo participam de cerimônia em Sebastopol, na Crimeia, em 2022
Reservistas do Exército russo participam de cerimônia em Sebastopol, na Crimeia, em 2022 — Foto: Stringer/AFP

Duas pessoas morreram e outras 22 ficaram feridas neste domingo na cidade de Sebastopol, na península ucraniana da Crimeia anexada pela Rússia, em um ataque com mísseis ucranianos, anunciou o governador de Moscou.

“Segundo informações preliminares, o ataque do exército ucraniano em Sebastopol matou dois civis, incluindo uma criança de dois anos”, e feriu outras 22 pessoas, escreveu no Telegram o governador Mijail Razvoyaiev.

A cidade portuária é alvo regular de ataques, pois abriga o quartel-general da Frota Russa no Mar Negro. A Crimeia é um ponto logístico fundamental para o exército russo.

Durante a noite, o ministério da Defesa da Rússia disse ter destruído 33 drones ucranianos. A maioria estava na região de Bryansk, que faz fronteira com a Ucrânia e a Bielorrússia, e outros nas regiões de Smolensk, Lipetsk e Tula.

Os ataques também causaram uma morte e deixaram três feridos em Graivoron, uma cidade da região russa de Bélgorod, perto da fronteira com a Ucrânia, anunciou neste domingo o governador local Viacheslav Gladkov.

A região de Bélgorod também é alvo frequente de ataques ucranianos. Kiev diz que está se defendendo dos ataques russos contra seu próprio território.

No outro lado do conflito, também neste domingo, a Ucrânia disse ter derrubado dois de três mísseis disparados pela Rússia em direção à região da capital, segundo o Comandante da Defesa Aérea do país, Mykola Oleshchuk. Explosões foram ouvidas em Kiev e em seus subúrbios ao sul.

Duas pessoas sofreram ferimentos leves e pelo menos 20 casas residenciais, bem como várias pequenas empresas, foram danificadas por destroços de mísseis, disse o governador regional Ruslan Kravchenko no Telegram.

O disparo ocorreu após ataques com bombas neste sábado em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, que deixaram três pessoas mortas e 56 feridas. Cerca de 41 permanecem hospitalizadas, disse o governador de Kharkiv, Oleh Synehubov, no Telegram.

O presidente Volodymyr Zelenskiy disse no X (antigo Twitter) que apenas neste mês, as forças do Kremlin usaram mais de 2,4 mil bombas aéreas guiadas contra a Ucrânia, principalmente nas regiões de Kharkiv e Donetsk.

As tropas russas parecem estar intensificando o ritmo de suas operações ofensivas na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, enquanto reduzem a taxa de ataques na região de Kharkiv, disse o Instituto de Estudo da Guerra (ISW) em uma atualização diária.

Isso é “consistente com a avaliação do ISW de que as operações ofensivas russas em Kharkiv têm o objetivo principal de fixar e distrair as forças ucranianas para permitir que as forças russas intensifiquem em outras áreas”, disseram os analistas militares dos EUA.

Fonte: O Globo

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.