Articulador da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente prestigia Simpósio em Caicó

O Articulador Institucional da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, Júnior Santiago prestigiou na noite desta sexta-feira (18) em Caicó do Simpósio a conduta educativa da Cidadania como Ciência, que aconteceu no Auditório do Tribunal do Júri do Fórum Municipal Amaro Cavalcanti.

O evento iniciou com apresentação da Filarmônica Recreio Caicoense e em continuidade foram proferidas as palestras Cidadania como Estratégia de Prevenção as Drogas, pelo Prof. Me. João Maria Mendonça – Presidente do Conselho Estadual de Promoção da Paz nas Escolas e Coordenador do Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos e a Cidadania como Ciência – Aspectos da Conduta Educativa da Cidadania como Ciência Juridíca pelo Juiz Jarbas Antônio da Silva Bezerra – Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Na ocasião também foi lançado o Livro “A Cidadania como Ciência – Editora IDEARTE/2022, de autoria do juiz Jarbas Bezerra. O livro aponta os aspectos da conduta educativa da cidadania como ciência jurídica.

Para Júnior Santiago foi a primeira vez que a cidadania é vista como ciência jurídica no âmbito acadêmico mundial.

“Nos meses de agosto e outubro do ano de 2019 contamos com a presença em eventos de formação da Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente do Professor João Maria Mendonça proferindo a palestra: Políticas Públicas sobre drogas no cenário local e nacional: Avanços E Desafios e do Dr. Jarbas Bezerra a palestra Educação E Cidadania – Fortalecimento da Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente. Destacando a frase dita pelo palestrante na sua fala a época que “Precisamos formar cidadãos e não indivíduos”, destacou Júnior.

A pauta sobre o Sistema Municipal de politicas Públicas sobre Drogas – SISMUD em Caicó foi abordado tendo ocorrido dialogo sobre abertura do debate na Rede de Proteção para pauta e encaminhamentos. O SISMUD tem amparo na legislação de política sobre drogas, com ações sobre as políticas de redução de danos, e ainda, sobre a intervenção e política sobre drogas. Sendo uma pauta relevante de promover a articulação da rede de políticas públicas transversais às políticas sobre o tema, visando fortalecer as ações e qualificação dos atores envolvidos no sistema, por meio da capacitação, debates e com vistas ao Plano Municipal de Políticas públicas sobre Drogas.