Aposentados do INSS começam a receber benefício com reajuste nesta quarta (25); veja calendário

O Instituto Nacional do Seguro Social começa a pagar, a partir desta quarta-feira, (25), aposentadorias, pensões e auxílios no valor do novo salário mínimo, de R$ 1.302. A data do pagamento depende do valor que o segurado ganha e qual é o final do número do benefício, sem considerar o dígito. Recebem primeiro os segurados que ganham até um salário mínimo.

Quem recebe mais do que piso nacional começará a ter os pagamentos reajustados a partir de 1º de fevereiro. Para esses segurados, o aumento segue a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que ficou em 5,93% no ano passado.

Como é feriado em São Paulo nesta quarta-feira, segurados paulistanos receberão depósitos a partir de quinta-feira. Segundo o INSS, o calendário de 2023 é válido para todo território nacional, mas, caso algum feriado impeça o funcionamento regular de bancos e instituições financeiras, a data de pagamento segue para o próximo dia útil.

Calendário de benefícios

A data do pagamento depende do valor que o segurado ganha e qual é o final do número do benefício, sem considerar o dígito. Recebem primeiro os segurados que ganham até um salário mínimo.

Para saber quando o pagamento será depositado, o segurado precisa ter em mãos o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador (aquele que vem depois do traço).

Por exemplo, no número de benefício (NB) 123.456.789-0, o algorismo final é o 9.

Para quem recebe o benefício já “há algum tempo”, de acordo com o comunicado oficial do Ministério do Trabalho e Previdência, vale a data habitual.

Veja o calendário:

Tribuna do Norte