Aplicativo da Câmara de Parnamirim fortalece canal entre legislativo e população

O aplicativo do projeto “Fala Parnamirim”, lançado pela Câmara Municipal de Parnamirim em 2015, já registrou mais de mil notificações da população. Destes, 339 tiveram suas demandas concluídas. O site e aplicativo visa facilitar a comunicação entre a população e o legislativo municipal, e tem o objetivo de fazer com que os moradores da cidade possam registrar problemas cotidianos que transformam em reclamações formais.

De acordo com a ouvidora da Casa Legislativa, Camila França, que acompanha os encaminhamentos do aplicativo, entre as queixas mais frequentes da população estão problemas referentes à infraestrutura, saúde, trânsito e limpeza urbana da cidade. “São pedidos de melhorias em ruas esburacadas, limpeza de canteiros, problemas em sinalização de trânsito, falta de medicamentos, reforço na iluminação pública, dentre outros”, detalha a ouvidora.

Camila ainda explica que após o registro, a demanda é enviada à equipe da ouvidoria para ser encaminhada as secretarias do município. Além disso, o usuário do aplicativo poderá continuar acompanhando os encaminhamentos sobre o caso. “A Ouvidoria mantém o cidadão informado sobre a denúncia, crítica ou sugestão apresentada. Também é possível selecionar para qual vereador a denúncia ou sugestão deve ser enviada”, explica.

Usuários aprovam o aplicativo

O advogado Thiago Duarte utilizou o aplicativo para solicitar um serviço de tapa-buracos nas imediações da Avenida Maria Lacerda Montenegro, no bairro Nova Parnamirim. “Fiz a solicitação através do Fala Parnamirim e poucos dias depois conferi que o problema foi resolvido. Foi tudo muito prático. A ideia da Câmara em criar esse aplicativo foi muito interessante”, disse.

O “Fala Parnamirim” é simples de usar. Ele está disponível para os usuários dos sistemas operacionais iOS, Android e Windows Phone. Depois de baixado, para registrar a reclamação, sugestão ou crítica, o cidadão parnamirinense precisa de apenas alguns cliques no celular com acesso à internet.  O usuário também pode fazer as reclamações através do site do aplicativo. Basta acessar o endereço www.falaparnamirim.com.br.