Com o final de semana se aproximando, a previsão do tempo preocupa quem planeja atividades ao ar livre. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou nesta quinta-feira (7) avisos meteorológicos para 20 estados brasileiros, com destaque para a possibilidade de chuvas intensas e tempestades isoladas em boa parte do Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Esses avisos indicam a chance de um segundo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no Brasil, fenômeno que provoca chuvas intensas prolongadas que podem causar alagamentos, quedas de árvores e interrupções de energia elétrica em diversos locais.
O clima no final de semana tende a ser mais fechado, com chuvas em boa parte do país. A Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem locais expostos a quedas de árvores ou inundações e permaneçam atentos aos alertas e condições meteorológicas, pois tempestades e ventos mais fortes podem ocorrer, especialmente na sexta e no sábado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para diversas regiões do país, classificando as chuvas como de “Perigo” e “Perigo Potencial”. O alerta amarelo, que indica risco moderado, cobre áreas de Amazonas, Acre, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Bahia, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Sul, além do extremo sul do Espírito Santo e de Roraima, com previsão de precipitação entre 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h.
Já o alerta laranja, indicando risco maior, inclui regiões de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, além do Distrito Federal, regiões no sul do Amazonas, Pará, e o oeste de Minas Gerais. Nestas regiões, as precipitações podem chegar a 100 mm/dia, e os ventos devem atingir a faixa dos 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Além disso, em uma faixa do litoral gaúcho, há um aviso de “perigo potencial” para ventos costeiros. O aviso significa a intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla.
Para o Sudeste, a partir de sexta-feira, uma frente fria se aproxima e deve deixar o tempo fechado e com chuvas em boa parte da região. Quem estiver planejando atividades ao ar livre nessas regiões deve ficar atento aos alertas meteorológicos e redobrar os cuidados, pois algumas rodovias podem ter trânsito complicado em razão de enchentes.
Em São Paulo, se espera pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante sexta e sábado, com temperaturas variando entre 14°C e 23°C ao longo do fim de semana. No Rio de Janeiro, a previsão é de chuva isolada na sexta-feira que se estende até a manhã de sábado, com temperaturas amenas entre 18°C e 31°C.
Em Belo Horizonte, a sexta-feira terá um tempo nublado com chuva isolada, com mínima de 17°C e máxima de 30°C, e as chuvas devem continuar até sábado, quando a temperatura máxima cairá para 26°C.
Brasília, no Centro-Oeste, também vai enfrentar pancadas de chuva isoladas a partir da noite da sexta-feira, que se estende para todo o final de semana durante o dia e trovoadas em alguns momentos, mantendo temperaturas entre 19°C e 28°C.
No Norte, Manaus deve ter um final de semana abafado, com temperaturas variando entre 24°C e 35°C, mas com chuvas e trovoadas em vários momentos do dia, típicas da estação chuvosa na região. No Nordeste, Salvador pode ter chuvas isoladas, mas o tempo se mantém mais quente e estável, com termômetros entre 23°C e 32°C, sem grandes mudanças.
Já nas capitais do Sul — Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre — a sexta-feira será marcada por muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas. Para o sábado e domingo, não há previsão de chuvas significativas nas capitais do Sul, apenas presença de nuvens, enquanto as temperaturas devem se manter estáveis.
Fonte: O Globo