Agora RN/Exatus divulgará duas novas pesquisas de municípios do Seridó na próxima semana

Em parceria com o instituto Exatus, o AGORA RN vai iniciar uma série de divulgações de pesquisas eleitorais registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Lagoa Nova, município com quase 15 mil habitantes foram ouvidos 400 pessoas. Já Serra Negra do Norte, também na região Seridó foram entrevistados 350 eleitores. As pesquisas serão divulgadas na próxima semana.

Para o tamanho amostral determinado, os resultados serão avaliados sob um erro amostral de 4,5% para mais ou para menos, ao nível de confiança de 95%. Fonte de Dados: IBGE (Censo Demográfico 2010) e TSE – Junho 2020. Assim, para que seja representativa para total a população de eleitores, as pesquisas em Lagoa Nova e Serra Negra do Norte foram aplicadas nas zonas urbanas e rurais distribuída por meio da técnica de Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT), considerando cotas de sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico.

O instituto Exatus, após a coleta de dados tanto em Lagoa Nova como em Serra Negra do Norte, os questionários passam por uma conferência e uma ponderação entre a amostra planejada e a amostra alcançada. O trabalho de campo foi supervisionado por dois supervisores de campo. Em que, uma nova amostragem, com 15% do total da amostra alcançada, foi feita pelo supervisor para verificação.