2020: Mulheres eleitas ajudam pré-candidatas em estratégias de campanha

Em Maceió, a deputada estadual de Alagoas Cibele Moura (PSDB), 22, falou de estratégias de campanha para a pré-candidata a vereadora em Curitiba Indiara Barbosa (Novo), 37. Já a vereadora de Araraquara (SP) Thainara Faria (PT), 25, compartilhou a experiência do mandato com a pré-candidata à Câmara Municipal do Rio de Janeiro Sol Miranda (PSOL), 29. O destaque é da Folha de S. Paulo.

As quatro fizeram parte de um grupo de 18 mulheres, de 11 partidos dos vários espectros ideológicos, que participaram do programa de mentoria para pré-candidatas da Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) —organização que trabalha na formação de pessoas com mandato ou que querem entrar para a política. As líderes foram organizadas em nove duplas, formadas por uma mulher com experiência de mandato e campanha e uma pré-candidata ao Legislativo municipal, de estados diferentes e, em alguns casos, até regiões. Além do engajamento na organização, a seleção também priorizou a diversidade partidária e étnico-racial.

Projeto de mentoria reuniu 18 participantes de 11 partidos dos vários espectros ideológicos para ampliar presença feminina em mandatos eletivos