Usina de Beneficiamento de Resíduos Sólidos do Grupo INER será apresentada a empresários potiguares

O Grupo INER através da iniciativa privada vai instalar uma usina de Beneficiamento de Resíduos Sólidos em Caicó. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato Estadual dos Decoradores e Tapeceiros, Marcelo Bezerra em entrevista ao Panorama 95 (Rural FM).

“Nós desenvolvemos uma planta de usina que vai atender a um consórcio de municípios de 100 mil habitantes, aonde a usina será implantada em Caicó, recebendo todo o lixo sólido que os municípios geram, algo em torno de 100 toneladas. Esse lixo será recebido na usina, será feito uma triagem por selecionadores, que serão ex-catadores de materiais, pessoas que vivem no lixão, sairão de lá e irão trabalhar na usina pela CLT, com todo o material de segurança”, explicou.

De acordo com Marcelo, quando o lixo chegar na usina será enviado o Centro de Triagem e transbordo, de onde serão tiradas as primeiras riquezas que o lixo gera. Depois segue para a usina de compostagem, e o lixo vira três produtos: o adubo orgânico, o briquete e o corretivo de solo.

“Nós desenvolvemos um processo hoje que o lixo terá a destinação de 100%. A lei diz que temos que ter uma contrapartida social, e ela vem pelo Elo Social, prédio esse que vai ser disponibilizado pelo empresário, aonde esse prédio vai atender a 200 famílias/dia, e vai gerar 720 horas de curso gratuito à população. Se eu faço que o grupo INER está vindo para solucionar os lixões, nós temos que dar uma assistência as famílias que dependem deles”.

Marcelo adiantou que em todo o Rio Grande do Norte serão instaladas 30 usinas entre elas a de crematório de animal e incineração de resíduos hospitalares tendo uma geração de 5.700 empregos diretos, a maioria deles destinados aos catadores de materiais recicláveis. “O lixo é um produto que pra nós é problema, mas para países de primeiro mundo é algo que dá um grande lucro. O Brasil deixa de gerar, em estudos já feitos, algo em torno de 120 bilhões de reais com o lixo, que acaba gerando prejuízo à saúde do Brasileiro”, disse Marcelo.

O projeto, que é de iniciativa privada, será apresentado ao empresariado potiguar no dia 23 de agosto, no  hotel MONZA PALACE. “A usina vai ser disponibilizada as empresas que hoje já trabalham na coleta do lixo, ou aos empresários que enxergam o lixo como um grande lucro. Na Europa já é fato, lixo é dinheiro, é a nova modalidade que está acontecendo no mundo. Nós temos uma pré-venda já agendada no dia 23 de agosto, após essa pré-venda, se o empresário potiguar tiver interesse de participar da compra, dia 31 e 01 de setembro em um hotel em Brasília vai ter um curso para que os empresários entendam a sistemática da usina INER”, finalizou.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.