Marcos Dantas

Universitários fazem mutirão para limpar pichações na UFRN


mutirao-de-limpeza-na-ufrn

O movimento estudantil “UFRN Democrática” passou na sexta-feira, dia 28, apagando pichações políticas feitas recentemente nos prédios do campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O grupo aproveitou a interrupção das aulas ocorrido hoje, em razão do feriado do “dia do servidor público”, comemorado neste dia 28, para realizar a limpeza.

O grupo de estudantes dividiu tarefas para a retirada das pichações. Munidos de material de limpeza, como vassouras, água e sabão, alguns jovens lixavam as paredes para remover a sujeira. Logo em seguida, as áreas limpas eram recebiam uma nova camada de tinta.

Para realizar o serviço de limpeza, o movimento contou com doações de estudantes, professores e de representantes da sociedade. A primeira ação do grupo foi limpar as pichações com frases como “Fora Temer” e “Contra o golpe”, em referência ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A célula mapeou alguns locais que deverão receber a faxina, principalmente nos prédios dos setores de aula I e II.

Enquanto o mutirão de limpeza acontecia, na reitoria da UFRN, outro grupo de universitários ocupa o prédio há três dias. Os universitários protestam contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que estabelece teto para os gastos públicos. Para limpar as paredes, o Movimento UFRN Democrática recebeu doações de pais de alunos, professores e membros da sociedade.