Marcos Dantas

Unidade de Saúde da Família José Sarney é a 30ª restaurada pela Prefeitura


07/10/2016 - PREFEITURA DO NATAL - Inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF), do Bairro José Sarney - Prefeito Carlos Eduardo - Foto: Alex Régis/ SECOM

Inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF), do Bairro José Sarney. Foto: Alex Régis

A população assistida pelo Distrito Sanitário Norte I recebeu na manhã desta sexta-feira, 07, a Unidade de Saúde da Família José Sarney, que passou por ampla reforma nos últimos quatro meses. A unidade, restaurada e ampliada, foi inaugurada pelo Prefeito de Natal, Carlos Eduardo e secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Leite Fonseca, sendo a 30ª das 57 que integram a rede, a passar por ampla reforma nesta gestão. A obra foi orçada R$ 150 mil, e foi realizada com recursos próprios da Prefeitura.

O atendimento médio semanal nesta unidade é de 160 pacientes pelas duas equipes de Saúde da Família – composta por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além de mais de 75 pessoas atendidas pelos médicos cooperados. Nesta unidade, são oferecidos serviços de odontologia, clínica médica, vacinação, nebulização, curativo – principalmente para casos de pés diabéticos e úlceras, teste do pezinho, pré-natal, exame preventivo (com capacidade redobrada agora com a abertura de mais uma sala), planejamento familiar, atendimento de crescimento e desenvolvimento. Além disso, o local oferece atendimento social para adolescentes, idosos, gestantes e antitabagismo.

A Prefeitura entregará até o final deste ano, 40 das 57 unidades de saúde que já compõem a rede, totalmente reformadas, ambientadas e climatizadas, sendo uma forma de oferecer dignidade aos servidores que atuam nesses locais, como também promover maior conforto à população atendida. Dez unidades estão em processo de reforma e mais sete unidades estão com construção em andamento.