UFRN e prefeitura de Caicó discutem reabertura do Museu do Seridó

Convidado pela diretora do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN), Sandra Kelly, o prefeito de Caicó, Batata Araújo, visitou o Museu do Seridó. O objetivo foi tratar da reabertura daquele espaço que é administrado pela UFRN.

Além da reforma na estrutura do prédio, deverá ser iniciada a recuperação do acervo. O museu está sediado no prédio do antigo Senado da Câmara e Cadeia Pública da Vila do Príncipe, foi construído em arquitetura colonial e é tombado pelo patrimônio público.

O acervo contempla as coleções de arte sacra (imagens e objetos de culto cristão); tecnologia tradicional (engenhos de rapadura, farinha, tecelagem e bordados) e arqueológica (machados de pedra); movelaria (móveis domésticos); utensílios domésticos (louça e cerâmica); instrumentos de trabalho no pastoreio (roupa de vaqueiro, ferros de marcar gado, selas); e armas (brancas e de fogo).

Também participaram da visita na última semana Fátima Ximenes, pró-reitora de extensão da UFRN; Luiz Pedro de Araújo, superintendente de infraestrutura da UFRN; Everardo Araújo Ramos, diretor do Museu Câmara Cascudo; Abrahão Nunes, coordenador do Museu do Seridó; e Diego Vale, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Caicó.