Marcos Dantas

UFRN é destaque regional em incentivo ao empreendedorismo


A administração central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu na tarde desta quinta-feira, 17, os presidentes da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, Pedro Rio Verde, e da Federação das Empresas Juniores do Rio Grande do Norte, Guilherme Salustino. Ambos falaram à reitora, Angela Maria Paiva Cruz, e ao vice-reitor, José Daniel Diniz Melo, sobre os resultados positivos do incentivo da universidade à cultura de empresa júnior e sobre os desafios que as universidades têm a partir da Lei n. 13267/2016.

Na presença do pró-reitor de Pesquisa (Propesq), Jorge Falcão, do coordenador de Empreendedorismo da Propesq, professor Marciano Furukava, do coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Aldair Dantas, os dois empresários agradeceram a contribuição institucional para a expansão dessa área no Rio Grande do Norte. Atualmente, das 56 empresas juniores do estado, 26 são da UFRN e outras 16 iniciativas neste segmento estão em andamento nos campus central, em Natal, e nos Ceres Caicó e Currais Novos, na Região Seridó do Estado.

Em consequência, a UFRN consta da primeira edição do Índice das Universidades Empreendedoras, como uma das instituições brasileiras de ensino superior que mais incentivam o empreendedorismo. Em âmbito regional, a instituição potiguar figura como terceira melhor colocada entre as 10 participantes do Nordeste. Para a reitora, esse destaque simboliza o apoio incondicional que a instituição oferta às iniciativas empreendedoras. “Basta dizer que somos uma das poucas instituições públicas de ensino superior no país a termos uma política institucional de incentivo ao empreendedorismo”, destacou Angela Paiva.