UFRN apresenta Documentário “Rosário Negro” produzido a partir de Parelhas e Jardim Do Seridó

11169033_1000258633325321_1714173007_n

Filmado em 2013 durante os 150 anos da Irmandade dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó, o documentário “Rosário Negro” foi apresentado na noite deste sábado (18) aos jardinenses, em frente a Casa de Cultura. Apesar da pouca participação popular, e da ausência de autoridades dos mais variados segmentos, o documentário de 40 minutos de duração emocionou os presentes.

Em entrevista ao Blog do Marcos Dantas, a coordenadora do programa “Troncos, Ramos e Raízes”, professora do Departamento de Antropologia da UFRN Julie Cavignac, a proposta do documentário é valorizar a cultura afro-brasileira e indígena na região do Seridó valorizando as Irmandades do Rosário, que são as marcas mais importantes da presença da história, da cultura e da resistência dessa população, “porque sem cultura e sem historia as pessoas não sabem quem são e para onde vão”, destacou.

O documentário se concentra na realização de uma das mais tradicionais festas populares do Seridó, a de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião, nos dias 30, 31 de dezembro e 01 de Janeiro em Jardim do Seridó, onde moradores do Quilombo de Boa Vista dos Negros, em Parelhas se juntam aos de Jardim do Seridó para dançar ao som dos tambores e Espontão pelas ruas da cidade, e cultuar os santos padroeiros. As filmagens começam na preparação dos Negros da Boa Vista rumo à Jardim do Seridó e todo o desenrolar da festa sócio-religiosa.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.