Tropa federal encerra atuação para conter onda de violência no RN

Sem reforço no efetivo, a Polícia Militar reassumirá a função da Tropa Federal que deixa Natal durante o dia de hoje. O reforço no policiamento ostensivo dos corredores de transporte público, bancário, comercial e turístico, além do acesso ao Aeroporto Internacional Gov. Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, feito desde o início do mês por 1.200 homens da Aeronáutica, Exército e Marinha, será reintegrado à rotina dos policiais militares potiguares de forma gradativa.

O titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Ronaldo Lundgren, confirmou o fim da Operação Guardião, deflagrada dias após a onda de 118 atos de vandalismo que atingiu 42 cidades potiguares em duas semanas.

Na semana passada, o governador Robinson Faria confirmou que iria requisitar o retorno da Força Nacional para garantir a instalação dos bloqueadores do sinal de telefonia móvel nas maiores casas carcerárias do estado. Entretanto, o Governo do Estado não terá tempo hábil para instalar os equipamentos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, e na Cadeia Pública de Nova Cruz, no mesmo município, antes da saída da Tropa Federal.