Marcos Dantas

Santa Luzia sediará a partir desta quarta-feira a 15ª Reunião Ordinária do CBH-PPA


Nos dias 19 e 20 deste mês o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu estará realizando a 15ª Reunião Ordinária, no Auditório da Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen, no centro de Santa Luzia, na Paraíba.

Nesta quarta, primeiro dia do evento os trabalhos serão iniciados as 14 horas com a aprovação de atas, e na seqüência uma contextualização e proposta de reestruturação da Câmara Técnica de Planejamento Institucional (CPTI), além de uma explanação do andamento das obras do Projeto de Integração do São Francisco (PISF) e benefícios para a região, com destaque para o Eixo Norte, e o modelo de gestão para o Projeto, feita por técnicos do Ministério da Integração e da Agência Nacional de Águas.

Também estão previstas ainda para a terça-feira, uma exposição de como os Estados da Paraíba e do Rio Grande do norte estão se preparando para o recebimento e gestão das águas do PISF, com os secretários de Recursos Hídricos dos dois Estados, João Azevedo Lins Filho e Mairton França, respectivamente da PB e do RN. O primeiro dia será encerrado com um debate, previsto para as 17h30.

A 15ª Reunião Ordinária será retomada na quinta (20) as 8h30 com um Panorama das intervenções na crise hídrica do Sistema Curema/Mãe D’água, e encaminhamentos da 5ª Reunião Extraordinária do CBH-PPA, realizada no dia 15 de Julho em Pombal/PB, pelo presidente do Comitê, José Procópio de Lucena.

No decorrer do dia teremos explanações sobre o posicionamento da ANA sobre o cumprimento das resoluções emitidas e apresentação de dados sobre a fiscalização na Bacia; Como os Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte estão se preparando para o enfrentamento da crise hídrica na Bacia Piranhas-Açu, tendo como expositores João Fernandes da Silva (presidente da AESA-PB), e Josivan Cardoso Moreno (presidente do IGARN).

O encontro será encerrado com a apresentação detalhada do TED firmado entre DNOCS e ANA, em 23 de março deste ano, e resultados da execução dos trabalhos realizados para melhoria das condições de escoamento de água em trechos dos rios Aguiar, Piancó e Piranhas, na Bacia Hidrográfica.