Roer as unhas pode prejudicar a saúde da boca

O hábito de roer as unhas pode ser prejudicial à saúde dos dentes e da região bucal como um todo. Segundo o dentista Sidnei Goldmann este tipo de vício pode desgastar, lascar ou fraturar os dentes, e até machucar a gengiva.

“A unha é muito suja, então vai muitas bactérias, além de poder quebrar os dentes ou desgastar os dentes. Às vezes a pessoa é envergonhada, a pessoa é estressada ou vamos falar como um tique nervoso para relaxar. Com isto esta pessoa começa a morder a unha e quebrar os dentes. A pessoa fica com a mão toda feia, passando até as bactérias da boca para a mão também.”

Além disso, roer unha aumenta o risco de bruxismo, que é o ato de ranger ou apertar os dentes, e também está relacionado a fatores psicológicos como ansiedade. O contato direto dos dedos da mão na boca ocasiona diversas doenças causadas por fungos, bactérias e até vírus.

Há casos mais graves em que a pessoas perde a unha e fica com os dedos deformados por conta dessa compulsão. De acordo com o Ministério da Saúde, onicofagia é o nome técnico desse hábito.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.