RN tem 13ª maior taxa de ocupação no sistema penitenciário do País

Da Tribuna do Norte – Dados do Ministério da Justiça, divulgados nesta sexta-feira (8), mostram que o número de presos do Rio Grande do Norte é o dobro da quantidade de vagas do sistema penitenciário potiguar.

De acordo com o Relatório do Levantamento Nacional com Informações do Sistema Penitenciário (Infopen), o RN contava, em 2016, com 8.809 detentos, quando a capacidade total de todas as cadeias e penitenciárias era de 4.265 vagas, o que representa uma ocupação de 207%, sendo a 13ª maior do país. As três maiores taxas de ocupação estavam no Amazonas (484%) e Ceará (309) e Pernambuco (301%). 

Embora os dados tenham sido apurados no período entre dezembro de 2015 e junho de 2016, não diferem muito da realidade deste ano apurada pelo Conselho Nacional de Justiça.

Segundo informações apuradas pela TRIBUNA DO NORTE no sistema Geopresídios, que traz uma Radiografia do Sistema Prisional mais atualizada, com dados de junho deste ano, o Estado tinha à época 9.053 presos, ou seja, 244 a mais que o número constante no relatório do Infopen. De acordo com o CNJ, a quantidade de vagas nas unidades do Estado era de 4.705. 

O levantamento do Ministério da Justiça é feito a cada dois anos, por isso, não há recorte sobre a realidade penitenciária deste ano, que registrou transferências de presos para outros estados, após a rebelião de janeiro no complexo da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Em números absolutos, o RN possuía a 19ª maior população carcerária, com 8.809. A menor era de Roraima, com 2.339 detentos, enquanto São Paulo tinha 240.061 detentos. 

 

 

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.