Marcos Dantas

Redação, linguagens e matemática são os desafios do segundo dia do Enem


 Da Folha – Mais de 8 milhões de pessoas estão inscritas para fazer exames de linguagens, matemática e redação neste domingo (6), segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. O exame começará às 13h30 e os candidatos têm até 5 horas e 30 minutos para completar a prova. Os alunos devem levar documento original de identificação com foto (cópias não serão aceitas), ou boletim de ocorrência caso de furto ou extravio.

Borrachas, lápis, lapiseiras e afins não são permitidos, o estudante pode usar apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Tampouco é permitido utilizar livros, anotações, calculadora ou outros dispositivos eletrônicos. Os concorrentes não podem usar óculos escuros, boné ou relógio. Os celulares devem ser guardados antes do começo da prova, em embalagem fornecida em sala, lacrada.

Atenção: as redações podem ser zeradas se o texto não atender à proposta, possuir até sete linhas, trouxer estrutura diferente da dissertativa-argumentativa, tiver ofensas ou desenhos ou desrespeitar os direitos humanos. Cerca de 270 mil inscritos tiveram o exame adiado devido a ocupações de estudantes em locais de prova contra a reforma do ensino médio e a PEC do teto dos fastos.