Marcos Dantas

Projeto Ave Caipira da EMPARN faz sucesso na 54ª Festa do Boi


ave-caipira-2

No estande da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) dentro da Fazenda Modelo da Festa do Boi, o aviário com pintos e galinhas caipira chama a atenção dos visitantes. Seja criança ou adulto, estudante ou homem do campo, todos param para observar os pequenos filhotes. Durante o evento, que termina no próximo sábado (15), a expectativa é que sejam vendidos 2 mil pintos.

O projeto Ave Caipira da EMPARN é um dos mais procurados pelos produtores rurais, principalmente os pequenos e médios. Ele consiste na produção e comercialização de cerca de 10 mil unidades mensais de pintos de um dia das raças Pescoço Pelado e Tricolor. Após serem vacinados e tratados para atenderem as normativas sanitárias vigentes no Plano Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), os animais são postos à venda.

O processo de incubação possibilita aumentar a produtividade e os controles sanitários. As linhagens produzidas pela EMPARN são de dupla aptidão, ou seja, indicadas para produção de ovos e para abate. Durante todo o ano, os pedidos são atendidos na sede da empresa, em Parnamirim, ou na Estação Experimental de Caicó. Os pintos são entregues semanalmente nestes dois locais, sempre às quintas-feiras.