Marcos Dantas

Procon Natal lança a 4ª edição do “Natal sem Dívidas”


O Procon Natal lança a 4ª edição do Projeto Natal sem Dívidas que tem como objetivo facilitar a conciliação entre empresas e consumidores inadimplentes. A ação vai intermediar a negociação de débitos entre credores e consumidores que estejam inscritos em cadastros de inadimplentes, através da conciliação dos interesses das partes, de forma amigável e administrativa, buscando atingir a satisfação de todos. A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Municipal de Proteção do Consumidor – Procon Natal, Câmara de Diretores Lojistas de Natal (CDL), Federação do Comércio (Fecomércio),Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) E SEBRAE.

O projeto será realizado no período de 16 a 30 de novembro no Palácio dos Esportes e possui duas fases. A primeira delas, no período de 16 a 25 de novembro, será feito o atendimento do consumidor com o preenchimento de formulário, triagem de análise dos casos e elaboração de propostas para parcelamento de dívidas.Já na segunda fase, entre os dias 28 a 30 de novembro, o programa terá mutirões de mediação e conciliação, através de audiências com as empresas.

A novidade deste ano é a parceria com o SEBRAE, no qual este capacitou os servidores do Procon Natal e os universitários do UNI-RN com o curso de Finanças Pessoais para melhor atender o consumidor que participará do programa.

Através de levantamento da Fecomércio, mostra que a capital potiguar é a quinta do país com o maior percentual de famílias endividadas , em torno de 76% e também a quarta com maiores taxas de comprometimento da renda com dívidas. Neste item de estudo, Natal aparece com 36% do comprometimento da renda atrás apenas de Manaus 42%, Boa Vista 41% e Teresina com 41%.