Marcos Dantas

Prefeitura de Natal investiu R$ 150 mil nos cemitérios para o Dia de Finados


Neste ano a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) gastou pouco mais de R$ 150 mil na revitalização estrutural dos cemitérios públicos da cidade, entre recuperação do passeio, acessibilidade, pintura geral, revisão na iluminação, poda, limpeza, paisagismo, entre outros serviços. O Município administra, ao todo, oito unidades: no Alecrim, no Bom Pastor I e II, em Nova Descoberta, em Ponta Negra, em Igapó, no Pajuçara e na Redinha.

Também foi elaborado uma programação especial com celebrações religiosas para atender aos visitantes hoje. A programação contará com cultos ecumênicos durante todo dia, música ambiente em todos os cemitérios públicos e as celebrações terão horários alternados.

Um dia antes do feriado, o movimento já começava a crescer no Cemitério do Alecrim. A dona de casa Rosineide Araújo, 57, aproveitava para visitar o túmulo do pai. Ela diz que aproveita a data especial para comparecer ao cemitério: “Sempre que podemos damos uma passada, mas como tem um dia específico, esse é um período que aproveitamos para vir fazer uma visita e até cuidar melhor”.

O Cemitério do Alecrim, segundo sua administração, possui cerca de 4 mil túmulos, alguns deles de figuras ilustres do estado, como Câmara Cascudo, Djalma Maranhão, Café Filho e o primeiro governador potiguar, Pedro Velho. Dividem o mesmo cemitério militares; políticos; artistas; religiosos, como padres e membros de congregações, coronéis, profissionais liberais; dos mais famosos aos mais simples.