Marcos Dantas

Policlínica Norte desenvolve ações de atenção ao paciente com obesidade mórbida


Desde agosto de 2015, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolve ações de atenção à obesidade crônica em pacientes da rede municipal de assistência à saúde, por meio da Policlínica Norte, situada no bairro Potengi. Atualmente, são 175 pessoas acompanhadas, mensalmente, por uma equipe composta por uma equipe multiprofissional, que atuam na melhoria da qualidade de vida dos usuários. 

Segundo a enfermeira Sissy Ellen Santos, os pacientes com obesidade mórbida, que apresentam índice de massa corporal (IMC) acima de 40, geralmente chegam à Policlínica por indicação da unidade de saúde onde ele é atendido. Como a maioria apresenta comorbidades (doenças relacionadas) à obesidade, é iniciado o tratamento com os especialistas, sobretudo nutricionistas e endocrinologistas. 

Ao chegar à unidade, os usuários são inseridos no grupo de obesidade, com caráter informativo e que realiza atividades onde são abordadas as principais dificuldades relatadas nos atendimentos, como as barreiras para a promoção/manutenção da alimentação saudável, co-responsabilização ao tratamento, ansiedade, integração e estímulo à prática esportiva.