“Podem esperar de mim alguém quem vem para servir”, diz futuro pároco de Sant’Ana de Caicó

10403223_664498373630254_3487731413925523783_n

Surpresa. Esse foi o primeiro sentimento do Padre Alcivan Gomes ao tomar conhecimento de sua nomeação para assumir a Paróquia de Sant’Ana de Caicó, uma das mais importantes da Diocese de Caicó. Considerada a Igreja do Bispo, a Paróquia já teve à frente nomes como Monsenhor Antenor Salvino, e até os dias atuais o Padre Edson Medeiros.

Em entrevista ao Blog do Marcos Dantas, Padre Alcivan que está à frente da Paróquia de São Sebastião de Parelhas, e deverá permanecer até o final deste ano, quando assumirá sua nova jornada, falou da alegria pela nomeação feita por Dom Antônio, da amizade que tem com seu colega desde o seminário Edson Medeiros, e dos desafios a frente da Paroquia, que tem dentre suas igrejas, a Catedral de Santana.

Marcos Dantas – Padre Alcivan, como o senhor recebeu a notícia de sua nomeação para a Paróquia de Santana de Caicó?
Padre Alcivan – Em primeiro lugar recebi a notícia com surpresa não imaginaria que seria um dia o pároco da paróquia mais importante da diocese, mas ao mesmo tempo me coloquei a disposição para servir, para mim é antes um serviço que presto com filial obediência ao bispo e a querida igreja diocesana do Seridó.

Qual a data oficial de sua posse e como pensa em procedê-la?
Não temos ainda a data fixada, provavelmente em fevereiro. Acredito que será uma das transições mais tranquilas de todas, pois tenho uma relação de muita confiança e respeito pelo padre Edson, somos amigos desde o tempo do seminário. E essa amizade fraterna será fundamental para que eu possa ter tranquilidade para conduzir a paróquia de Santana.

A Paróquia de Santana, como o senhor já disse é uma das mais tradicionais da Diocese. É o sonho de qualquer padre administrá-la?
Qualquer missão na igreja deve ser vista com espírito de serviço e dedicação pela causa do evangelho, um padre quando é convidado para assumir uma paróquia qualquer que seja na diocese não deve ver esse convite como promoção, prestígio, busca de poder. A catedral não deve ser vista apenas pelo aspecto de sua importância por ser a igreja do bispo, mas sonhar em administrá-la significa estar consciente da responsabilidade de fazer com que seja uma paróquia viva e dinâmica que acolha o povo de Deus como nos ensina o Papa Francisco. E isto sabemos que padre Edson fez com muita responsabilidade e zelo.

Algumas mudanças implantadas por você na Paróquia de Parelhas deu uma cara nova a festa de São Sebastião, considerada uma das maiores festas religiosas da região, a exemplo da de Sant’Ana de Caicó. Isso poderá servir de exemplo para as festas de sua nova paróquia?
Tenho consciência que a festa de Santana tem uma estrutura gigantesca, tudo muito bem organizado pelo padre Edson e seu conselho paroquial. Certamente vamos nos reunir para avaliar o que for preciso fazer para aperfeiçoá-la cada vez mais. Acredito que posso trazer como sugestão algumas experiências vivenciadas em parelhas e em outras paróquias por onde passei.

Que experiências seriam essas?
Unir as pastorais todas para assumir ainda a mais a festa, se temos mais pessoas envolvidas o trabalho é partilhado sem sobrecarga. Fortalecer as parcerias com as entidades constituídas. Mas creio que as inovações serão implantadas depois de ouvir mais os envolvidos diretamente na organização da festa.

Você já pensa em ter sua primeira reunião com membros de sua futura paróquia. Quando será?
É natural que eu preciso conhecer melhor a paróquia, sua estrutura pastoral e administrativa. Após a posse irei convocar o conselho pastoral e administrativo para eles me mostrem a cara da paróquia. Além do mais conto desde já com o apoio de padre Edson que já começa a me introduzir na vida e costumes da paróquia.

Que mensagem você deixa para os paroquianos de Sant’Ana de Caicó?
Em primeiro lugar gostaria de dizer a todos os meus futuros paroquianos que podem esperar de mim alguém quem vem para servir, sei das minhas limitações mas arregaçarei as mangas para trabalhar em equipe, ouvindo, acolhendo as propostas. Sei que a paróquia tem sua história, respeitarei a sua tradição, darei continuidade ao trabalho feito por todas aqueles que um dia pastorearam essa paróquia e de modo especial a tudo aquilo que padre Edson dinamizou. Sabendo que darei também o meu jeito que é natural.

© 2024 Blog do Marcos Dantas. Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.