Perfil

DSC_0353No Rádio

Foi no serviço de alto-falante de uma igreja que Marcos Dantas descobriu sua vocação para a comunicação. Nascido em Jardim do Seridó, Marcos Antônio Dantas Martins jamais imaginou que um dia se tornaria um radialista. Seu sonho era ser delegado, mas em 1993, com apenas 14 anos acabou sendo convidado para substituir durante um dia o locutor oficial do Santuário do Coração de Jesus, Sebastião Arnóbio de Morais nas leituras dos avisos. Foi o suficiente para se apaixonar pela arte de comunicar, e não mais largar o microfone.
Seu primeiro programa, ainda na famosa “difusora da Igreja” foi o Jesus Chama Você. “Era um programa de meia hora de duração e que eu apresentava ao lado do meu colega coroinha, hoje padre João Júnior. Iniciávamos com a leitura do evangelho e depois uma pequena reflexão, músicas e avisos da comunidade. Era a maior audiência da cidade, até porque todos eram obrigados a ouvir. Risos”.

O convite para ingressar numa rádio de verdade veio em 1998, na Rádio Cabugi do Seridó, na cidade onde ele morava. “Eu nunca tinha entrado numa rádio. E a Cabugi estava precisando de um redator-noticiarista. Fiz alguns testes, gostaram dos meus serviços e lá passei bons longos anos. Além de determinação, pois não sabia de nada em rádio, tive a sorte de contar no início com a ajuda e colaboração de grandes comunicadores, como José Wilson, Josimário Nunes e o próprio diretor Ângelo Fernandes”. Marcos Dantas passou por outras importantes emissoras da região do Seridó como a Rádio Rural AM de Parelhas, e a Rádio Rural de Caicó, onde teve o privilégio, para poucos que foi de substituir o inesquecível F. Gomes, durante suas férias, sem jamais imaginar que anos mais tarde, os dois seriam colegas de trabalho na Caicó AM. “Trabalhar ao lado de F. Gomes era o sonho de qualquer profissional, e você imagina substituí-lo, mesmo que apenas durante suas férias. O bom do rádio do interior é isso, você faz de tudo. Já fiz quase todos os estilos de programa, do romântico ao policial, mas confesso que meu amor a primeira vista foi sempre o jornalismo”.

O convite para retornar ao rádio caicoense veio em 2007, dentro do projeto da nova Rádio Caicó AM. “Quando eu recebi o convite do deputado João Maia e de Suerda Medeiros, confesso que meu coração ficou meio que dividido, pois já estava adaptado novamente na Cabugi do Seridó, mas ao ser informado do time de peso que estava sendo escalado, não pensei duas vezes e abracei o projeto”.

Na Rádio Caicó, Marcos Dantas apresentava das 6h30 às 8 horas o Panorama Seridó, que apesar de ter uma conotação voltada para a cobertura do noticiário político, também tornou-se ao longo dos anos a primeira revista matinal de noticias da região. Além disso, comandou por vários anos o Departamento de Jornalismo da emissora. “Eu me sinto muito realizado profissionalmente e por vários motivos. Por trabalhar numa empresa que nós dá condições e liberdade; por ter maravilhosos colegas de trabalho e, acima de tudo por Deus me dá diariamente o dom de comunicar, de defender os que não tem a oportunidade de estar diante de um potente microfone como é o da Rádio Caicó”.

Sua despedida da Rádio Caicó AM aconteceu em Janeiro de 2014, quando Marcos Dantas permaneceu por quase um ano fora do rádio, se dedicando a projetos pessoais. Foi quando em novembro deste ano recebeu o convite do Padre Ivanoff da Costa Pereira, diretor da Fundação Educacional Santana, para comandar o primeiro noticiário com produção local da Rádio Rural 95 FM. E desde 01 de dezembro de 2014, Marcos Dantas está no comando do Panorama 95, programa apresentado das 6h30 as 7h30 com as participações dos repórteres Geraldo Oliveira, Yanni Danieli, Joelma de Souza e Fagner Farias.

DSC_0308

Na Internet

Em 2005, quando ainda trabalhava na Rádio Cabugi do Seridó, Marcos Dantas desperta para o mundo da blogosfera. Orgulha-se de ter sido o segundo Blog de notícias a ser criado no Rio Grande do Norte, incentivado pelo precursor Josenildo Carlos. No ano de 2014, quando o Blog do Marcos Dantas completa 9 anos de existência, a responsabilidade aumenta a cada dia, mas o compromisso de levar a notícia com credibilidade é a mesma, desde que iniciamos.